Quando forem observados os seguintes sinais de alerta:
Falta de reação aos sons do dia-a-dia.
Parece não compreender o que as pessoas lhe dizem.
Contacto ocular reduzido/ausente.
Aos dois anos a criança ainda não fala ou diz poucas palavras.
Aos três anos a criança ainda não é capaz de dizer frases.
As pessoas tem dificuldades em compreender o que a criança fala.
Observam-se dificuldades de interação com outras crianças.
Troca, omite ou distorce sons ou partes das palavras quando fala, e/ou quando está a ler e/ou a escrever.
Tem dificuldades na leitura e na escrita.
Fica rouco ou sem voz frequentemente.
Quando fala, bloqueia ou repete o mesmo som, silaba ou palavra várias vezes seguidas.
Tem dificuldades ao engolir alimentos sólidos ou líquidos.
Apresenta dificuldades em morder ou a mastigar.
Recusa-se a comer alimentos sólidos ou faz uma escolha alimentar muito restrita.
A audição é um sentido com máxima importância no desenvolvimento da linguagem e na aprendizagem. A informação auditiva, por norma, percorre o sistema auditivo periférico e as vias neurológicas do sistema auditivo central até atingir o córtex auditivo. Através desta via auditiva, é possível detetar, discriminar, localizar, identificar, reconhecer o estímulo num ambiente com ruído de fundo e, por fim, interpretar este som (Yalçinkaya, 2008).
O Processamento Auditivo envolve um conjunto de processos e mecanismos do sistema auditivo, responsáveis pela localização e lateralização sonora, discriminação auditiva, reconhecimento de padrões auditivos, aspetos temporais da audição, desempenho auditivo na presença de sinais competitivos e desempenho auditivo com sinais acústicos degradados (ASHA 1996, 2005).
A Perturbação do Processamento Auditivo é uma disfunção no Sistema nervoso Auditivo Central que causa um défice na capacidade da via auditiva de se integrar adequadamente para permitir a perceção normal do som (Moore, Rosen, Bamiou, Campbell e Sirimanna, 2012).
Geralmente, as causas da Perturbação do Processamento Auditivo são de origem idiopática, porém, existem alguns fatores que podem estar relacionados:
Fatores genéticos/hereditários.
Problemas na gestação e/ou nascimento;
Histórico de otites frequentes;
Problemas de maturação do sistema nervoso auditivo central.
Dificuldade de compreensão de fala na presença de ruído de fundo concomitante ou em ambientes acústicos ruidosos;
Problemas de localização da fonte sonora;
Dificuldade em compreender o que se fala ao telefone;
Respostas inconsistentes ou inadequadas aos pedidos de informação;
Dificuldade de compreensão quando o interlocutor fala rápido;
Pedidos frequentes de repetição e/ou reformulação da informação;
Dificuldade em seguir direções;
Dificuldade ou incapacidade de detetar mudanças subtis na prosódia que indicam humor ou sarcasmo;
Dificuldade de aprender outra língua e/ou de compreender linguagem técnica;
Dificuldade em manter a atenção;
Fraca habilidade musical, apreciação musical e canto;
Défice na memória auditiva;
Atraso no desenvolvimento da linguagem;
Alterações no conhecimento fonológico;
Problemas na articulação de fonemas – principalmente nos fonemas /r/ e /l/;
Dificuldades na compreensão de palavras com duplo sentido;
Inversões e substituições grafémicas;
Dificuldades na compreensão da leitura;
Dificuldades na aprendizagem da gramática: dificuldades na aprendizagem da matemática.
No entanto, é de salientar que estas características variam de pessoa para pessoa, podendo verificar-se um ou vários sintomas, sendo fundamental a realização de um diagnóstico diferencial.
O Terapeuta da Fala, é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações associadas, assumindo, desta forma, um papel importantíssima no rastreio, no diagnóstico diferencial e na intervenção de crianças com Perturbação do Processamento Auditivo (ASHA, 2006).
A intervenção do Terapeuta da Fala nas Perturbações do Processamento Auditivo foca-se na melhoria das habilidades auditivas, no desenvolvimento da linguagem oral e em todos os aspetos que englobam o processo comunicativo (ASHA, 2006).
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